quinta-feira, 12 de abril de 2012

Blogs comentados:

Comentei no blog da Victória Rechden (http://victoriarechden.blogspot.com.br/) e Louíse Mior (http://loumior.blogspot.com.br/)

Sociologia - O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?


Acredito que a música do Paulinho da Viola realmente nos faz pensar que a sociedade é culpada por nossas escolhas pessoais. O meio em que se vive pode influenciar nossas decisões. A convivência, por exemplo, com drogas ou mesmo com um ambiente violento, por vezes, pode levar as pessoas à criminalidade, principalmente quando não são dadas a elas outras oportunidades. Neste sentido, a sociedade tem sua parcela de responsabilidade ao não fornecer alguns direitos básicos como: saúde, educação, trabalho, moradia entre outros. 

Por outro lado, as oportunidades surgem a todo o momento para todos, com menor ou maior frequência. Creio que o meio em que se vive, as pessoas com quem nos relacionamos podem ter influencia nestas escolhas, porém a informação, a educação e os valores morais é que devem fazer a diferença. Não é porque um indivíduo vive em um lugar considerado violento, com convívio próximo à criminalidade, que ele se tornará obrigatoriamente uma pessoa violenta e/ou criminosa. Tudo dependerá principalmente das suas escolhas, como foi destacado na música de Geraldo Vandré.

Eu particularmente acredito que quando se quer algo, seja fácil ou difícil, nunca será impossível. Não existe um caminho já traçado para nós, somos nós que o traçamos. Recentemente a mídia mostrou a história de uma catadora de lixo que passou em uma universidade federal, estudando através de livros que encontrava enquanto realizava seu trabalho.  Ela poderia continuar catando lixo o resto de sua vida, mas não, ela quis mudar, batalhou por seu sonho e alcançou seu objetivo. Ela traçou o caminho dela, assim como todos nós podemos traçar o nosso.