domingo, 25 de novembro de 2012

Blogs comentados:


  • Thais Rohde - http://thaisrohde.blogspot.com.br;
  • Bianca Pacheco - http://biancapacheco101.blogspot.com.

Energia





Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou esgotáveis. Energia renovável é aquela que é obtida de fontes inesgotáveis, que podem ser usadas infinitamente e nunca se esgotaram. Já a energia esgotável provem de fontes encontradas em quantidade limitada em nosso planeta, podendo assim acabar caso não haja um consumo adequado. A energia limpa também pode ser classificada como energia renovável, porque além de ser produzida com o uso de recursos renováveis, esta não libera (ou libera poucos) gases ou resíduos que contribuem para o aquecimento global, em sua produção ou consumo.

Tipos de energia limpa utilizadas no nosso planeta:
  •       Energia solar – Ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade. Maiores produtores: Japão e EUA.

PRÓS: Fonte inesgotável de energia; Equipamentos de baixa manutenção; Abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega. 
CONTRAS: Produção interrompida à noite e diminuída em dias de chuva, neve ou em locais com poucas horas de sol. 

  •        Energia eólica: Gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. Ainda pouco utilizada. Maiores produtores: Alemanha, Espanha e EUA. 

PRÓS: Fonte inesgotável de energia; Abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega.
CONTRAS: Poluição visual (um parque eólico pode ter centenas de cataventos) e, às vezes, sonora (alguns cataventos são muito barulhentos); Morte de pássaros (que, muitas vezes, se chocam com as pás dos cataventos). 

  •        Energia das Marés: As águas do mar movimentam uma turbina que aciona um gerador de eletricidade. Este processo é bem semelhante ao da energia eólica. Maiores produtores: Franca, Inglaterra e Japão. 

PRÓS: Fonte de energia abundante capaz de abastecer milhares de cidades costeiras.
CONTRAS: A diferença de nível das marés ao longo do dia deve ser de ao menos 5 metro; Produção irregular devido ao ciclo da maré, que dura 12h30. 

  •        Biogás: Transformação de dejetos animais e lixo orgânico, como restos de alimentos, em uma mistura gasosa, que substitui o gás de cozinha, derivado do petróleo. A matéria-prima é fermentada por bactérias num biodigestor, liberando gás e adubo. 

PRÓS: Substitui diretamente o petróleo; Dá um fim ecológico ao lixo orgânico; Gera fertilizante; Os produtores rurais podem produzir e até vender o gás, em vez de pagar por ele. 
CONTRA: O gás é difícil de ser armazenado.

  •       Biocombustíveis: Geração de etanol e biodiesel para automóveis a partir de produtos agrícolas (como semente de ma mona e cana-de-açúcar) e cascas, galhos e folhas de árvores,que sofrem processos físico-químicos. O Brasil está entre os maiores produtores mundiais.  

PRÓS: Substitui diretamente o petróleo; Os vegetais usados na fabricação absorvem CO2 em sua fase de crescimento. 
CONTRA: Produção da matéria-prima ocupa terras destinadas a plantio de alimentos. 

            Outros tipos de energia:

Energia Fóssil  - Não-renovável




Energia Hidráulica - Renovável


Energia Nuclear - Não-renovável


domingo, 11 de novembro de 2012

Blogs comentados:


  • Louíse Mior - http://loumior.blogspot.com.br/;
  • Thais Rohde - http://thaisrohde.blogspot.com.br/;
  • Luan Ravi - http://luan-ravi.blogspot.com.br/

Células-tronco





As células-tronco são células muito especiais e bastante pesquisadas atualmente. Isso se dá ao seu grande potencial de renovação (mesmo após longos anos, elas são capazes de se multiplicar através da divisão celular) e a sua capacidade de se transformar (diferenciar) em outras células especializadas do corpo humano, ou seja, células características de uma mesma linhagem. Ou seja, a célula-tronco pode tanto dividir-se formando outras células tronco, como também pode se transformar em outras células (por exemplo: neurônios, células da pele, sangue...).

Ø  Células-tronco embrionárias: Um aglomerado celular que dará origem a tecidos e órgãos necessários ao desenvolvimento do feto. Este tipo de célula é utilizado para produzir mais células-tronco, que podem ser congeladas e divididas em laboratório.


Ø  Células-tronco pluripotentes: São células adultas que foram “retransformadas” para o estágio de células-tronco embrionárias. Estão sendo realizadas pesquisas para descobrir uma maneira segura de utilizar esta técnica em seres humanos. Já que nos animais esse processo pode causar tumores.

A partir das células tronco podemos encontrar futuramente a salvação para muitos problemas do nosso corpo. O estudo da ciência esta cada vez mais avançado e logo será utilizado com facilidade. As células-tronco são a esperança da nossa geração, e com certeza será a cura das próximas.



segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Comentários - Tarefa de Física:

Luany Nogueira - luanynogueira.blogspot.com.br
Thaís Rohde - thaisrohde.blogspot.com.br

LHC - Grande Colisor de Hádrons


1)    O LHC, ou Grande Colisor de Hádrons (do inglês, Large Hadron Collider) é o maior acelerador de partículas no mundo. Sua velocidade se aproxima da velocidade da luz. Sua forma é circular, com um perímetro de 27 quilômetros.


2)    Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares. Procura-se o bóson de Higgs e também a existência da super simetria. Essas experiências envolverão em média 2 mil físicos e 35 países.

3)     O Bóson de Higgs é uma partícula extremamente importante para as teorias da Física. Ela forma um campo que fica em volta de todas as partículas, dando-lhes massa e impedindo que elas fiquem circulando sem parar em uma velocidade enorme. Em outras palavras, se o Bóson de Higgs não existisse, nós também não existiríamos, assim como tudo que há em nossa volta. Este campo cobri o universo faz com que as partículas diminuam sua velocidade e interajam entre sí. A interação é maior com algumas partículas, o que as torna mais pesadas (massa maior), o inverso ocorre com as partículas menores.


4)    Há várias explicações para o “apelido”. Uma delas diz que o prestigiado físico Leon Lederman, vencedor do Prêmio Nobel em Física, fez uma analogia com a história bíblica da Torre de Babel, em que Deus, num de seus típicos acessos de fúria, faz com que todos falem línguas diferentes. Da mesma maneira, o Higgs faria com que todas as partículas tivessem massas variadas.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Blogs comentados:

Bianca Pacheco - http://biancapacheco101.blogspot.com.br/;
Luany Nogueira - http://luanynogueira.blogspot.com.br/;
Thaís Rohde - http://thaisrohde.blogspot.com.br/.

Pegada Ecológica


                Nos tempos atuais, é cada vez mais comum o assunto “Ecologia e Sustentabilidade”. Isso não se trata apenas de discussões entre governantes, o tema tem sido cada vez mais frequente nas empresas e escolas. Hoje as indústrias tem tido maior cuidado com o impacto que seus produtos (ou o processo produtivo dos mesmos) vão causar ao meio ambiente. Já as escolas, procuram incentivar seus alunos, desde seu ingresso à vida escolar, sobre a importância do meio ambiente para nossas vidas.
                Durante os últimos anos, o consumo de fontes de energia e de recursos naturais em si, só vem crescendo desordenadamente. Foi então que o mundo todo parou e começou a repensar seu modo de vida. Afinal, o que esta acontecendo com o planeta, é um problema a ser resolvido por todos nós.
                De fato, há alguns anos, diversas ações começaram a ser tomadas em todo o mundo com o objetivo de minimizar os danos ambientais. Programas, regulamentos, projetos e iniciativas em geral passaram a ser criados a fim de estimular as pessoas e empresas (especialmente as grandes indústrias) a terem um consumo consciente, já que, como diz o velho dito popular, “é melhor prevenir do que remediar”. Uma coisa é certa, somente plantar árvores não vai salvar o planeta.
                É preciso, acima de tudo, conscientização. Enquanto as pessoas acharem que mínimas mudanças no cotidiano, não vão fazer diferença, a situação do nosso planeta só tende a piorar. Tomar um banho mais rápido, separar o lixo reciclável, utilizar menos energia – ou pelo menos, utilizar energias menos poluentes, podem sim ajudar. É preciso que cada um faça a sua parte. E é isso que o “projeto” Pegada Ecológica procura fazer, incentivar as pessoas a colaborar com o planeta, mostrando a elas onde elas podem melhorar seus hábitos, e o que suas ações estão causando ao planeta.
                Depois de realizar este teste (cujo resultado está acima), com toda a certeza vou procurar me empenhar mais para ter uma vida sustentável. Uma pessoa pode parecer pouco, mas juntos podemos fazer um mundo muito melhor. O planeta precisa de nós, tanto quanto nós precisamos dele.
               O vídeo à seguir é uma propaganda da WWF, que incentiva a preservação do meio ambiente. Vale a pena dar uma olhada.




sábado, 16 de junho de 2012

Blogs Comentados:

Loíse Mior e Fernanda Araújo

Divisões da Física:

 



A palavra Física, do grego psysis, significa “natureza”. Desta forma, podemos dizer que a Física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos, analisando-os, descrevendo-os e explicando-os. Tendo como pilares fundamentais o estudo da matéria, energia, espaço e tempo. Esta se divide em:

Ø  Mecânica Clássica:

Descreve os movimentos de objetos. Dentro do estudo da Mecânica Clássica há varias especializações, podendo ser dividida em:

·         Cinemática: Estuda os movimentos sem se preucupar com suas causas;

·         Estática: Estuda os sistemas sob ação de forças que se equilibram;

·         Dinâmica: Estuda o movimento e suas causas.

Em nossas vidas encontramos a mecânica clássica ao caminhar pela rua, viajar e até mesmo quando pensamos em dia/noite (movimento de rotação da Terra).



Ø  Ondulatória:

Estuda as características e as propriedades das ondas e seus movimentos e relações. A acústica é diretamente ligada à ondulatória, já que trabalha com a propagação do som em um determinado espaço. Assim como a luz, o som, o raio X e as micro-ondas usadas nos modernos meios de comunicação.



Ø  Eletromagnetismo:

É a unificação da eletricidade, estudo das cargas elétricas, com o magnetísmo, estudo dos imãs. Nosso próprio planeta tem seu pontpo de eletromagnetividade, é devido a isto, que quando usamos uma bússula, ela aponta para o norte.



Ø  Termologia:

Ramo da física que estuda as propriedades do calor. Este, possibilitou a evolução de máquinas, reagentes à diferenciadas temperaturas.




Ø  Óptica:
        É a área da física que estuda a luz e os fenômenso luminosos. A  nossa visão em um espelho, os fênomenos tais como, eclípse, arco-iris e etc estão diretamente ligados à esta área.


terça-feira, 1 de maio de 2012

Blogs Comentados:

Loíse Mior - loumior.blogspot.com
Vinicius Cerutti - viniciuscerutti.blogspot.com

Negrinho dos Campos




           No Brasil não é raro de se ver as famosas “peladas”, no Rio Grande do Sul não é diferente. Estava então, um grupo de amigos jogando futebol em um campinho de areião. A disputa estava acirrada, mas um negrinho se destacava. Ele corria de um lado ao outro do humilde campo com muita rapidez, conduzia a bola como aqueles famosos jogadores que costumamos ver na televisão, driblava seus adversários sem piedade. O menino realmente tinha talento.  
            Para a sorte do negrinho, ou não, um “olheiro”, chamado Jorge, estava assistindo ao jogo. Surpreso com a habilidade do guri resolveu que o mesmo teria que jogar no seu time. O menino não tinha nome, sempre fora chamado de “Negrinho”. Não tinha pai nem mãe, vivia sozinho. Sua casa era a rua, não tinha muitas coisas, apenas uns trapos que usava para cobrir seu corpo e uma espécie de cobertor. Comia com o dinheiro que conseguia nas sinaleiras, e se não conseguisse, não comia. Jorge, então percebeu que aquele seria um ótimo investimento. Qualquer prato de comida contentaria o guri.

            O homem levou o Negrinho para um alojamento, lhe deu algumas roupas, um par de chuteiras e o uniforme do clube. No início o menino não receberia salário em dinheiro, de acordo com o seu rendimento no time Jorge iria lhe dar alguma “recompensa”. Claro que isso era um acordo feito entre a diretoria do clube e o olheiro. Mesmo assim, o Negrinho parecia estar sonhando, agora tinha uma cama, uma casa, roupas, comida farta, o que mais ele podia querer?


            No alojamento moravam também outros garotos, alguns os pais moravam em outras cidades, outros moravam longe, então era mais cômodo ficar ali. Estes não aprovaram a entrada do menino ao time, estava na metade do campeonato, e Jorge estava cheio de elogios para o guri, logo, ele entraria como titular assim que possível, tirando então a posição de um deles.


            No primeiro treino, Negrinho mostrou como havia encantado o olheiro. Todos ficaram boquiabertos com tamanha habilidade. O técnico e a presidência do clube carregavam sorrisos que iam de uma orelha a outra. Já os “parceiros” de time, não conseguiam esconder a inveja e a raiva que estavam do guri. Eles então, vendo que o Negrinho iria ser uma ameaça aos mesmos, decidiram sabota-lo logo no primeiro jogo que o guri entrasse em campo.


            Semifinal do campeonato, como combinado, os jogadores armaram um plano para impedir o Negrinho de jogar. Trocaram sem que ninguém percebesse as chuteiras do menino, dando-lhe um par muito menor que seu pé. Como era o primeiro jogo, o menino notou que o calçado não estava muito bom, mas achou que seria um abuso se reclamasse para alguém. Decidiu então, que entraria em campo mesmo com os pés doloridos, afinal logo a dor iria passar. Mas, o plano dos jogadores invejosos deu certo. O guri entrou em campo, mas mal conseguia andar. Ele até tentou, mas mal tocou na bola, para decepção de todos, e desespero de Jorge.


Ao fim do jogo, a diretoria do clube foi cobrar com o olheiro o rendimento do guri, até ameaçado de perder o emprego o homem foi. Enfurecido com o que havia acontecido, Jorge foi ao encontro do Negrinho e a sós com ele, espancou-o, sem nem ao menos dar a chance do guri se explicar. Pelo contrário, ainda o ameaçou: “Se repetir o que fez hoje no próximo jogo, eu te espanco até sangrar. E se me fizer perder o emprego, ai sim, eu juro que te mato Negrinho.”


Depois do acontecido, o Negrinho ficou desesperado. Mesmo ele não jogando, o time tinha se classificado para a final do campeonato. Ia ser um jogo difícil e o clube (principalmente o olheiro) iriam cobrar o desempenho do guri. Desta vez, o menino não iria precisar de sabotagem para não entrar em campo. Por ficar tanto tempo usando aquela chuteira apertada no ultimo jogo, seus pés estavam tomados por feridas, praticamente em “carne viva”, e os mesmos não teriam muito tempo para ficarem curados. Além disso, seu corpo todo estava machucado e dolorido por causa da “surra” que tomara. O próximo jogo seria na semana seguinte, e o Negrinho não apenas teria que entrar em campo, ele teria que “brilhar”.

Aquela semana entre o ultimo jogo e a final do campeonato foi de pura tensão, o Negrinho fez de tudo para curar seus pés, mas não havia jeito. Os outros jogadores também só pioravam as coisas. Escondiam os remédios do menino, botavam sal no banheiro quando ele ia tomar banho, fizeram de tudo. E novamente conseguiram prejudicar o Negrinho. Quando chegou no dia da final, os pés do menino continuavam machucados, mas mesmo assim ele estava determinado a entrar em campo.


O técnico, receoso, resolveu deixar o guri no banco de reservas, afinal seu último jogo deixou todos com muitas dúvidas. Já no primeiro tempo 1x0 para o time adversário, ninguém acreditava no que estava acontecendo. Na metade do segundo tempo o outro time aumenta a vantagem 2x0. Não tinham mais esperança, o campeonato estava perdido. De repente o técnico da um grito: “Vem Negrinho, tu vais entrar em campo!” Agora sim, o que ele podia fazer? “Maldita hora que vim jogar nesse time” pensava o guri. Além de ter que jogar com os pés sangrando, teria que jogar sabendo que iria morrer. As palavras de Jorge não saiam da cabeça do Negrinho.

Ele entrou em campo, mal conseguia andar tamanha era sua dor, mas mesmo assim fazia passes para seus companheiros. Erro do time adversário, para sorte de Negrinho, gol contra, 2x1. O guri sabia, que do jeito que estava jogando não ia dar certo, a morte lhe aguardava no vestiário. O menino não queria morrer, logo estava correndo de um lado ao outro do campo, mesmo sentindo os pés sangrando. Aos 44 do segundo tempo, o Negrinho da um passe perfeito e o companheiro faz o gol. Agora estava tudo igual, o menino não sabia se ficava feliz ou mais nervoso ainda. Ele queria acabar logo com aquilo, queria ganhar, ainda tinha muito para viver.
Era 48 do segundo tempo, Negrinho arma o contra-ataque. Carrega a bola até pequena área e sofre pênalti. Agora sim, O coração do menino parecia que iria saltar pela boca, todos gritam o nome do guri. Todos o queriam. O Negrinho tira a chuteira, revelando os pés ensanguentados, se prepara para bater o pênalti. Lembra-se daquele dia que estava jogando bola no areião de pés descalços, como estava naquele momento. Ele estava decidido, queria viver. Ele então olha seus pés ensanguentados, e ora para que a Virgem Maria lhe ajudasse. Chuta em direção ao gol de tal forma que o goleiro apenas olha a bola passar.


O time do Negrinho ganhou o campeonato. Hoje ele é um jogador famoso, devoto da Virgem Maria. Ele também criou uma fundação que incentiva jovens a praticar esportes. Quanto a Jorge, nunca mais se ouviu falar dele.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Blogs comentados:

Comentei no blog da Victória Rechden (http://victoriarechden.blogspot.com.br/) e Louíse Mior (http://loumior.blogspot.com.br/)

Sociologia - O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?


Acredito que a música do Paulinho da Viola realmente nos faz pensar que a sociedade é culpada por nossas escolhas pessoais. O meio em que se vive pode influenciar nossas decisões. A convivência, por exemplo, com drogas ou mesmo com um ambiente violento, por vezes, pode levar as pessoas à criminalidade, principalmente quando não são dadas a elas outras oportunidades. Neste sentido, a sociedade tem sua parcela de responsabilidade ao não fornecer alguns direitos básicos como: saúde, educação, trabalho, moradia entre outros. 

Por outro lado, as oportunidades surgem a todo o momento para todos, com menor ou maior frequência. Creio que o meio em que se vive, as pessoas com quem nos relacionamos podem ter influencia nestas escolhas, porém a informação, a educação e os valores morais é que devem fazer a diferença. Não é porque um indivíduo vive em um lugar considerado violento, com convívio próximo à criminalidade, que ele se tornará obrigatoriamente uma pessoa violenta e/ou criminosa. Tudo dependerá principalmente das suas escolhas, como foi destacado na música de Geraldo Vandré.

Eu particularmente acredito que quando se quer algo, seja fácil ou difícil, nunca será impossível. Não existe um caminho já traçado para nós, somos nós que o traçamos. Recentemente a mídia mostrou a história de uma catadora de lixo que passou em uma universidade federal, estudando através de livros que encontrava enquanto realizava seu trabalho.  Ela poderia continuar catando lixo o resto de sua vida, mas não, ela quis mudar, batalhou por seu sonho e alcançou seu objetivo. Ela traçou o caminho dela, assim como todos nós podemos traçar o nosso.

domingo, 25 de março de 2012

Blogs comentados:

Louíse Mior - http://loumior.blogspot.com.br
Luany Nogueira - http://luanynogueira.blogspot.com.br
Victória Rechden - http://victoriarechden.blogspot.com.br

Ramificações da Biologia


Biologia é um ramo das ciências naturais que tem como objeto de estudo a vida, procurando compreender os seres vivos, desde os aspectos mais evidentes compartilhado por diferentes espécies, até o funcionamento do organismo dos mais intrigantes seres vivos.

Por ter uma área de estudo muito ampla, a biologia foi dividida em vinte tópicos, dentre estes estão:

         Botânica (também denominado, “Ciência das plantas” ou “Biologia Vegetal”): É o ramo da biologia que estuda as plantas e algas, seu crescimento, reprodução, metabolismo, desenvolvimento, doenças e a evolução de vida das mesmas. As plantas são fundamentais para a vida na Terra, elas nos fornecem oxigênio, alimento, fibras e remédios essenciais para a vida de animais e humanos.

         As plantas de um modo geral estão totalmente presentes em nossas vidas. A maioria dos alimentos que consumimos provém das plantas, diretamente ou indiretamente, como por exemplo, gado. Também em matérias que usamos no nosso dia à dia, como: papel, algodão, madeira, linho entre muitos outros. Na verdade, sem as plantas, muitas coisas não existiriam, talvez nem mesmo nós, seres humanos.

         Ecologia: Palavra de origem grega que significa “estudo da casa”, ou seja, do lugar onde se vive. Este ramo da biologia estuda a interação dos seres vivos entre si e dos mesmos com seu ambiente. Hoje em dia, a ecologia é um tema muito abordado nas escolas, nas empresas, nos veículos de comunicação e em tantos outros lugares. Isso se deve a preocupação atual do homem com o planeta Terra (nossa “grande casa”), com os danos ambientais que nele estão acontecendo.

A palavra dos tempos atuais é “sustentabilidade”. O homem vive buscando diminuir a agressão ao meio ambiente de diversas maneiras hoje em dia, de formas simples como por exemplo: o incentivo ao não-uso de sacolas plásticas em mercados, uso de papel orgânico, menor acumulo de lixo e separação do mesmo nas residências e empresas... Até formas mais complexas como a criação de veículos menos poluentes, uso de energias alternativas como hidrelétricas e usinas eólicas, entre outras varias formas.

Genética: Palavra grega que significa “fazer nascer”. A Genética é o ramo da biologia que estuda a forma com que as características biológicas se transmitem de geração para geração.

Nossas características fisicas e psicologicas têm ligação direta com a genética. Muitos de nossos traços e de nossa forma de pensar e agir tem haver com nossos pais e/ou de alguém de nossa família. Além da fisionomia, a genética esta ligada a prevenção e tratamento de algumas doenças como asma e câncer.

Imunologia: É o ramo da biologia voltado para o estudo do sistema imunológico. As células responsáveis pela imunidade são os linfócitos e os fagócitos, além deles grandes aliados destes são os anticorpos.

Todos os dias,temos contato com milhares de bactérias, para combater as mesmas o nosso sistema age de diversas maneiras.

Biologia Evolutiva: É o ramo da ciência que estuda a origem das espécies e suas mudanças com o passar dos anos. A Biologia Evolutiva esta muito ligada a Paleontologia e a Biologia do Desenvolvimento.

Há uma grande curiosidade e por vezes até mesmo, necessidade do homem de descobrir mais coisas sobre o seu passado, de como tudo aconteceu para as coisas serem do jeito que são. A Biologia da Evolução é um estudo que jamais terá uma conclusão final, pois a cada minuto o planeta muda assim como seus habitantes.

Ao termino deste artigo podemos observar o quão vasta é a área de estudo da Biologia, e o quão importante o mesmo é em nossas vidas.